Registre-se no nosso site
Buscar
  • alessabruna

Você sabe o que é MVP?


Para iniciar bem, toda startup precisa “validar” sua ideia (seja ela um produto, serviço ou processo). Validar significa “tornar válido”, o termo faz parte de um abordagem chamada Lean Startup. Validar, nada mais é que constatar que houve uma boa receptividade por parte do cliente/consumidor do produto por meio de dados, feedbeek, etc. Isso serve pra saber se sua solução está no caminho certo, se o produto sana as dores dos seus clientes, como esses clientes se comportam diante do produto, e se há necessidade de modificação.

Como todos bem sabem, não só para Startups, tempo é dinheiro. Validar o quanto antes é essencial para não perder tempo de trabalho que pode, no fim das contas, chegar a lugar nenhum.

O MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) foi criado para acelerar e facilitar esse processo sem a necessidade de altos investimentos, grande esforço e tempos excessivos de desenvolvimento. Ele é a versão mais simples do produto. É claro que o MVP não pode ser considerado uma versão “ruim” ou “pobre” do seu produto. Ele é unicamente uma versão simplificada, como uma versão “demo” para um jogo de videogame. A partir dos resultados obtidos com os testes ao MVP você terá uma noção mais clara e estruturada de como está o seu produto, se ele acaba de vez com a dor do seu cliente, se o seu formato é eficiente, eficaz, se seu preço é justo, dentre muitos outros aspectos fundamentais para o sucesso do seu produto.

0 visualização